Fórum / Gestão



Você entende os paciente infelizes?

"Entender os pacientes infelizes faz o hospital melhor para todos"

26/04/2021
26/04/2021

Muito se fala em colocar o paciente no centro da cadeia de cuidado. Mas o que isso realmente significa?
Vou abordar esse tema em uma coluna em breve, por isso quero saber se alguém realmente faz a diligência de pacientes insatisfeitos e tenta entender demandas e pontos de melhora? Pois, afinal de contas, a vida não é feita apenas de pacientes satisfeitos.
Você faz pesquisa de satisfação? Como você analisa esse documento? Tem alguma dúvida ou sugestão para continuarmos debatendo esse assunto?
#gestão #cadeiadecuidado #pacientenocentro #pacienteinfeliz


Luiz Fernando
Luiz Fernando Michaelis
Ortopedista e Traumatologista | Inovação e Tecnologia em Saúde | MBA de gestão empresarial com ênfase em liderança e inovação | COO do PedraMadeira

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Comentários

Vitor
Vitor La Banca
Entendo que a coleta de Feedback sobre atendimento ainda esteja muito mais a cargo das instituições (hospitais, clínicas etc) infelizmente.
É comum pacientes receberem um questionário de avaliação do serviço ou atendimento quando passam em um PS ou coletam algum exame mas pouco frequente (creio) quando passam em consulta com colega.
Interessante o debate , parabéns pelo tema.
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27/04/2021

Luiz Giglio
Verdade... se formos para pra pensar, em um ambiente "normal" de trabalho diário, nós, médicos da porta/andar/uti/etc, não participamos ativamente da busca de feedback apesar de sermos grande parte do conteúdo dela.
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27/04/2021

Luiz Fernando Michaelis
Sim, concordo com os pontos apresentados. O ponto do texto é que a autora cita uma frase de um livro e fala que todo paciente infeliz é de sua própria maneira e entender isso ajuda a tomar decisões para que haja melhora.
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28/04/2021

Fernando
Fernando Towata
Excelente tema pra debate Luiz! Acredito que as novas gerações tem muito mais hábito de classificar, elogiar, criticar do que as gerações anteriores. Somos praticamente obrigados a pontuar serviços e produtos diariamente, seja em nossas compras, pedidos de comida, e serviços de transporte. Lembro-me de uma das primeiras plataformas de pesquisa médica quando lançou, classificava o profissional, e isso foi uma grande virada de chave. Acredito que tudo tem os seus prós e contras, e cuidados devem ser tomados pois assim como a internet pode viralizar pro bem também pode pro mal. Como somos prestadores de serviço, sinto que naturalmente seremos avaliados e classificados pela qualidade de nosso atendimento, nós mesmos utilizamos isso para qualquer que seja o serviço que estamos buscando.
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28/04/2021

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