Fórum / Caso Clínico



"Só um tornoza"

Relato de caso de uma fratura subestimada

04/05/2021
04/05/2021

Você já foi surpreendido em alguma cirurgia? Viu uma radiografia com uma fratura aparentemente simples e no intra-operatório se deparar com uma fratura muito mais grave do que o esperado?

Aconteceu comigo na semana passada!

Paciente masculino de 43 anos, vítima de queda de escada na noite do dia 25/04 (Domingo). Procurou o serviço de PS de um Hospital Municipal, diagnosticado fratura trimaleolar de tornozelo esquerdo, realizado imobilização em LU e programação cirúrgica para a manhã do dia 26/04.

O que parecia ser mais uma cirurgia de fratura de tornozelo, acabou surpreendendo toda a equipe. A fratura do maléolo medial era cominuta e tinha 3 fragmentos principais, o seu traço principal de fratura era oblíqua não convencional. Apresentava inclinação similar ao ângulo de ataque para fixação com parafuso canulado 3.5 ou cerclagem.

Por sorte tinha material de minimicro no hospital (pouco comum em serviço SUS). Podemos então fixar os dois fragmentos do maléolo medial.

Não tem exame de tomografia pois como foi dito anteriormente e como pode ser visto no exame de raio-x, aparentemente era uma fratura não complexa e não achamos necessário a tomografia para o planejamento cirúrgico.

O que acharam do resultado?
Gostaram?
Fariam diferente?

Tática Cirúrgica:
Decúbito ventral, via posterior entre o tendão calcâneo e os tendões fibulares. Tomando cuidado com o nervo sural.
Redução e fixação de fratura do maléolo lateral (obliquo longo)
Redução e fixação de fratura de maléolo posterior com placa
via medial para fixação de fratura cominuta com 2 placas de minimicro.


Douglas
Douglas Ikeuti

328
4
0
5

Comentários

Lucas Seiki
Lucas Seiki Yamauti
Fiz um caso ontem de uma fratura da ulna diafisária que no RX o traço parecia simples e transverso mas na hora em que abri tinham duas asas!
Tive que mudar de estratégia na hora. Por isso é importante sempre ter um plano B e um C em toda cirurgia que fazemos.
0
0
05/05/2021

Luiz Fernando
Luiz Fernando Michaelis
Acho que você se saiu bem diante da situação, Douglas.
Talvez o grande problema seja a maneira como organizamos equipes e agenda em alguns hospitais públicos. Com mais estrutura talvez não tivesse a surpresa.
0
0
07/05/2021

Luiz
Luiz Giglio
Como sempre muito elegante, Morita!
1
0
15/06/2021

WAGNER
WAGNER SAMPAIO
Bom dia! Quando comecei a fazer este tipo de acesso, começava pelo maléolo lateral, mas hoje prefiro começar pelo maléolo posterior. Você tem alguma preferência e por que?
Excelente caso!Parabéns!
0
0
25/07/2021

Whatsapp

Oi! Como o PedraMadeira pode te ajudar?